Para otimizar esse processo, colaboradores da Conservação Internacional dos Estados Unidos e do Brasil, em parceria com a Microsoft, Esri, Universidade de Maryland, Universidade Estadual de Utah e threshold.world, estão desenvolvendo a plataforma CIERA - uma ferramenta baseada em inteligência artificial que integra dados geoespaciais disponíveis com informações extraídas de políticas públicas, diretrizes governamentais e artigos científicos. A CIERA centraliza as informações em um mesmo ambiente e as traduz para a mesma linguagem, retornando ao usuário as áreas prioritárias para restauração específicas para o contexto local.
Dessa forma, diferentes atores têm acesso facilitado a informações detalhadas e personalizadas sobre as áreas a serem restauradas, acelerando a tomada de decisão e promovendo a restauração de paisagens de forma estratégica. Ainda em fase de aprimoramento, a plataforma já despertou o interesse de governos e organizações privadas.
A Ciera tem como objetivo tornar a restauração mais pública, mais compartilhada, para que todo mundo possa se apropriar dessa tomada de decisão do melhor local para restaurar.”
