Active Project

Restauração produtiva no centro de endemismo Belém

O Centro de Endemismo Belém (CEB) é uma das regiões mais biodiversas da Amazônia, mas também uma das mais ameaçadas: cerca de 70% das suas florestas já foram desmatadas para dar lugar a cidades e a uma agropecuária de baixa produtividade. Essas atividades econômicas não foram capazes de levar desenvolvimento humano para a região e ainda colocaram em risco diversas espécies endêmicas, que não ocorrem em nenhum outro lugar do planeta.

Para mudar esse cenário, a Conservação Internacional desenvolve projetos na região com foco em agricultores familiares do município de Tomé-Açu, no estado do Pará. Essas iniciativas conciliam restauração ecológica com inclusão social, geração de renda e fortalecimento da segurança alimentar. Como resultado, já foram implantados mais de 100 hectares de sistemas agroflorestais e (SAFs) e regeneração natural assistida na região, alguns configurando verdadeiras Unidades Demonstrativas, caracterizadas pela diversidade de espécies, pela floresta em pé e pela melhoria nas condições de vida das comunidades locais.

Atualmente, mais 20 hectares de restauração produtiva estão sendo implementados em parceria com a Otsuka Corporation e Daikin.

Metas

20

hectares

em restauração produtiva